1. Concordas com as ideias do texto acima transcrito? Porquê?
Sim, porque com o marketing passou a haver consumidores. Os fabricantes só fabricam os desejos dos consumidores para ganhar mais dinheiro, criando um consumo exagerado.
2.Quando vais às compras, que precauções tomas para não levar para casa produtos de má qualidade?
As precauções que nós tomamos são: ver a data de validade, o aspecto dos alimentos, ver preços mais em conta e de boa qualidade não exigindo que seja de boas marcas e ir a sítios de confiança.
3. De vez em quando cais na tentação de comprar bens supérfluos? Quais?
Sim, bolachas, guloseimas, batatas fritas, produtos electrónicos, muitas vezes influências televisivas e objectos de diversão.
4.Deixas-te influenciar pelos artigos em promoção mesmo que não necessites deles? Porquê?
Às vezes, porque têm preços baixos e são coisas de alta qualidade. Exemplos: produtos de supermercado, ourivesarias, electrodomésticos...
5.Elabora uma lista com produtos (bens, serviços…) que normalmente utilizas. Desses produtos indica os que:Bolachas, cereais, doces, massas, iogurtes, produtos fumados, produtos de higiene e objectos de diversão.
a. Deixarias de comprar se o preço subisse
Não .
b. Terias de comprar independentemente do preço
Sim, porque são bens necessários.
c. Poderias prescindir.
Alguns.
Bem-estar e consumo :
1.Identifica, no texto, algumas razões do consumismo nas sociedades industrializadas do Ocidente.
u Nas sociedades industrializadas do Oriente algumas razões do consumismo são:
o crescimento económico, a subida dos salários, os benefícios sociais, o clima da esperança e o desejo de bem-estar fariam desencadear, nas sociedades industrializadas do Ocidente.
o crescimento económico, a subida dos salários, os benefícios sociais, o clima da esperança e o desejo de bem-estar fariam desencadear, nas sociedades industrializadas do Ocidente.
2. 2.Explica a relação existente entre: Produção em massa/ Publicidade/ Consumismo.
A publicidade promove a produção em massa (grande quantidade), que leva ao consumismo.
A publicidade promove a produção em massa (grande quantidade), que leva ao consumismo.
3. 3.Que papel desempenham o crédito e as prestações na sociedade de consumo?
Os créditos e as prestações facilitavam o sistema de compra de todos os bens para um lar mais humilde.
Os créditos e as prestações facilitavam o sistema de compra de todos os bens para um lar mais humilde.
4. 4.Que consequências pode o endividamento trazer às famílias?
As famílias ao comprar o que não podem ficam em dividas, as suas consequências são: a pobreza.
As famílias ao comprar o que não podem ficam em dividas, as suas consequências são: a pobreza.
5. 5.Concordas com o título do texto? Porquê?
Sim, porque as pessoas diferenciam o bem estar com o consumo.
Sim, porque as pessoas diferenciam o bem estar com o consumo.
6. 6.No texto afirma-se que o excesso de consumo dá origem a problemas ambientais. Concordas? Justifica a resposta.
Sim, porque as pessoas desperdiçavam coisas acabando por deitar fora coisas boas que o ambiente não consegue transformar, emitindo químicos para o ambiente poluindo.
Sim, porque as pessoas desperdiçavam coisas acabando por deitar fora coisas boas que o ambiente não consegue transformar, emitindo químicos para o ambiente poluindo.
7. 7.De que modo podemos evitar os perigos do consumismo?
Fazendo que a publicidade deixe de influenciar as pessoas e as pessoas deixem de gastar o que não têm e que comecem a preocupar-se com a sua família e não com os ''vizinhos''.1. Explica o significado de publicidade enganosa.
Publicidade enganosa é quando as pessoas se deixam levar pela publicidade, por exemplo: '' Compre a pasta de dentes que deixam os seus dentes a brilhar.''. Muitas vezes as pessoas deixam se levar por coisas como estas.
2. Já foste (tu ou a tua família) vítima de algum tipo de publicidade enganosa? Revela o teu caso.
caixa vinha um cheque. Comprei várias caixas, abri-as e nenhuma tinha.
3. Normalmente és influenciado pela publicidade? Justifica.
Muito raramente, porque aprendi com a lição anterior e muitas outras.
4. Pesquisa publicidade em cartazes, na rua, no cinema, na televisão ou na internet. Escolhe um anúncio (publica-o no teu blogue) e identifica:
a. Tipo de publicidade: comercial
c. Produto ou serviço: coca-cola ( refrigerante)
d. Personagens /intervenientes: duas línguas e um olho (bonecos)
e. Mensagem: não se come com os olhos
f. Principais destinatários (crianças, jovens, casais, etc.): crianças e jovens
5. Que outras ideias, para além do produto/ serviço, tentam “vender” com o anúncio?
Tentam vender felicidade.
Tentam vender felicidade.